Como abrir um negócio em casa

Negócio em CasaMuitas pessoas sonham em abrir um negócio em casa, trabalhar para si mesmo e não precisar sair de casa para trabalhar todos os dias. Mas a verdade é que poucas pessoas se planejam e se organizam para fazer isso. Se você quer ideias para ter renda extra, veja nossos outros artigos que tem várias ideias ótimas para você.

Além de ter o tipo de negócio definido, existem outros pontos que você precisa levar em consideração na hora de abrir o seu negócio em casa. Como por exemplo o tempo que você vai dedicar ao negócio, infra estrutura, estoque, espaço para receber pessoas etc.

Neste artigo vamos tratar desses outros pontos. Mas antes de entrar no assunto gostaria de explicar que eu tenho alguns negócios em casa, isso mesmo, alguns. Depois de um tempo percebi que depender de uma única fonte de renda é algo perigoso, meu primeiro negócio em casa foi dando aulas de informática, depois disso trabalhei com consultoria e finalmente entrei na área de webdesign onde atuo até hoje.

Depois de vários anos trabalhando com criação de sites em Curitiba tive a oportunidade de conhecer vários negócios diferentes, hoje além de desenvolvimento de sites, trabalho com marketing digital e marketing de rede, como consultor da Aloha Oils.

Vou detalhar alguns pontos que considero importantes para quem está começando um negócio em casa:

Defina o seu negócio em casa

Você pode ter muitas ideias, mas vai precisar escolher uma e seguir nela. Para definir qual vai ser o seu futuro negócio em casa eu recomendo que imagine a si mesmo trabalhando nisso. Você gosta do que está fazendo? Consegue se ver trabalhando nisso em tempo integral? O seu negócio tem perspectiva de crescimento?

A resposta dessas perguntas é importante, pois é difícil manter um negócio que você não gosta de fazer ou não tem afinidade. Entrar em um negócio somente pelo dinheiro é válido a curto prazo, mas você precisa ter em mente que vai precisar trabalhar o seu lado psicológico e emocional para suportar a pressão. Outro ponto é que ao longo do tempo o negócio vai crescer, e vai consumir cada vez mais tempo, então esteja preparado para isso se quiser crescer.

E por último a perspectiva de crescimento, isso é fundamental, você precisa enxergar um horizonte distante onde o seu pequeno negócio vai se tornar uma grande empresa. Sem isso corremos o risco de entrar em becos sem saída, e quando ficamos presos nesses becos a crise pode nos pegar e acabar nos quebrando. Por isso nesta, fase do negócio, procure imagina como você pode tornar a sua empresa grande.

Organize o seu tempo

Trabalhar em casa pode ser um desafio por várias razões. A primeira é que dependendo do negócio, nossos horários não são tão rígidos, então é fácil você se perder no tempo e perder a produtividade. Além disso, quando você é seu próprio chefe, ninguém vai mandar você trabalhar, essa iniciativa tem que vir de você mesmo. Essa motivação interna é alta no começo do negócio, mas ao longo do tempo ela oscila, e nessas baixas é preciso estar consciente e retomar o seu trabalho.

Outro ponto são as tarefas. Quando trabalhamos para empresas, normalmente fazemos apenas uma fração especializada das atividades da empresa. Quando somos donos do nosso negócios, no começo precisamos fazer tudo. E muitas vezes o novo empreendedor não sabe o que engloba esse tudo, que vai ser nosso próximo ponto.

Separe as tarefas

Sim, tem muita coisa para fazer, e muitas vezes falta tempo. Nestes casos temos uma tendência a fazer primeiro aquilo que fazemos melhor, que estamos mais acostumados, de protelamos as atividades que menos gostamos ou não entendemos bem.

Cuidado, essa é uma armadilha perigosa. Se você presta serviços por exemplo, pode acabar deixando de lado o financeiro, e no final do mês vai ver que trabalho muito, mas não tem dinheiro no caixa para pagar as contas, seja devido a não ter cobrado clientes, planejado pagamentos ou não ter calculado devidamente os seus custos. Falo isso pois aconteceu comigo, aconteceu com outros amigos que tem empresa e pode acontecer com você.

Todo negócio precisa de várias engrenagens para funcionar, mas em geral podemos citar algumas: Financeiro, Vendas, Produção, Contabilidade, Marketing, Administração, entre outras.

Não deixe nenhuma de lado, esteja sempre com todas no seu radar para não ter surpresas desagradáveis, ou até fechar as portas por negligenciar uma delas.

Estruture o seu espaço

Para trabalhar em casa você vai precisar de um espaço dedicado para isso, não tem jeito. Então antes de abrir o seu negócio, pense e planeje o impacto que vai ter na sua casa e no seu dia a dia. Dependendo da atividade basta um computador e um telefone. Outras atividades requerem espaço para estoque, ou ainda um espaço para receber pessoas, como é o caso de salões de beleza.

Se você vai cozinhar vai precisar investir na sua cozinha, talvez adquirir um freezer ou geladeira só para o negócio. E além disso você não deve esquecer que a sua família mora ali também, então manter os ambientes separados ajuda você a trabalhar melhor. É ótimo pode brincar com as crianças, mas quando você está atendendo um cliente e sua filha entra na sala chorando por algum motivo pode gerar constrangimento para você e seus clientes.

Tenha paciência e esperança

Muitas vezes vemos notícias de pessoas que do dia para noite alcançaram um sucesso estrondoso, e isso nos deixa motivados. Mas quando as semanas passam, viram meses e até anos e nosso negócio não cresce do jeito que gostaríamos começamos a ficar cansados e decepcionados.

Uma coisa que essas notícias não mostram é o antes do negócio. Vários desses empreendedores que alcança sucesso “rápido” já trabalharam vários anos adquirindo experiência, recursos, contatos e também aproveitaram o momento.

Isso mesmo, o momento é fundamental em qualquer negócio. Volta e meia os noticiários falam de alguma bolha, já teve na internet, nos imóveis, carros usados, etc.

São momentos em que um negócio ou investimento está com um crescimento fora do comum. Hoje vejo um crescimento enorme na área de food truck, cerveja artesanal, barbearias e marketing multinível, parece que em cada esquina tem alguém trabalhando com isso. Mas é o momento em que vivemos. Quando comecei a trabalhar com site havia literalmente centenas de concorrentes, hoje depois da febre apenas aqueles que persistiram continuam e colhem os resultados.

Então tenha paciência, aproveite as oportunidades, olha o mundo a sua volta e não perca a esperança. Seu negócio pode sim dar certo. Mas também é importante saber desapegar, as vezes estamos trabalhando em uma área esgotada, um negócio que não recomendo hoje é locadora de vídeos por exemplo. Então saiba desapegar também e procure novos horizontes, novas possibilidades, e sempre tenha em mente Qual é o seu negócio.

5/5 (2)

Avalie nosso artigo

Comentários