Como funciona a busca do Google

Muitos clientes me perguntam como aparecer nas buscas do Google, mas antes disso é importante saber como funciona a busca do Google.

Quando você faz uma pesquisa, você não está pesquisando em toda a internet de fato, você está pesquisando no índice que o Google fez da rede.

Isso é feito por softwares chamados “spiders”, eles basicamente entram em uma página, avaliam o conteúdo dela e entram nos links que essa página indicar, indo assim para as próximas páginas. Os spiders fazem isso repetidamente e com isso conseguem mapear a maior parte da rede.

São bilhões de páginas armazenadas indexadas em milhares de servidores. Quando digitamos no Google uma pesquisa qualquer, por exemplo, quanto pesa um elefante, o software vai até o índice e procura todas as páginas com este termo.

Neste caso ele retorna mais de 400 mil páginas com essa informação, mas como ele decide qual delas tem a informação que você procura? Fazendo perguntas, muitas perguntas.

São mais de 200 critérios que o Google usa para decidir o posicionamento de cada página, por exemplo:

  • Quantas vezes a palavra chave aparece no texto?
  • A palavra aparece no título?
  • A palavra aparece na URL?
  • A palavra aparece na meta descrição?
  • A página usa sinônimos para a palavra chave?
  • Esta página é de um site de qualidade ou de um site com má reputação, talvez spammer?
  • Qual é o page rank dessa página?
Como funciona a busca do Google

Page Rank é uma fórmula usada pelo Google para avaliar a importância de uma página com base em quantos links de outros sites apontam para esta página e qual a reputação desses sites.

E por fim todos esses fatores são combinados para gerar uma pontuação final que determina a ordem em que as páginas indexadas aparecem no seu buscador.

O Google leva muito a sério a missão de fornecer informações úteis e imparciais em seus resultados. Eles não aceitam pagamento para adicionar um site ao índice, atualizar os dados de um site ou melhorar a posição de um site na busca orgânica.

Como otimizar seu site

Agora que você já sabe como funciona a busca do Google, pode pensar no seu SEO, Search Engine Optimization, que é basicamente otimizar a página com base nesses mais de 200 fatores que o Google leva em consideração, se você usa um site em WordPress, como eu, pode usar um plugin chamado Yoast SEO, ele ajuda muito quem está começando, pois ele gera uma nota para o artigo ou página que você está escrevendo e uma lista de pontos de melhoria.

Ainda tem a opção de editar a forma como o seu artigo aparece nas redes sociais, podem editar a imagem, o título e o texto da descrição quando o link é compartilhado.

Outra dica é colocar o atributo alt nas imagens da página com a palavra chave que você deseja, isso também é levado em consideração, além de escrever uma boa meta descrição.

Usamos aqui muitos termos técnicos, infelizmente não tem como fugir muito deles quando tratamos desse assunto, agora que você já tem uma boa noção de como funciona a busca do Google, sugiro dar uma passada em nosso Glossário de Marketing Digital e Web Design e ver a explicação para alguns dos termos que usamos nesse artigo.

Sem avaliações ainda, seja o primeiro

Avalie nosso artigo

Comentários