Como ganhar dinheiro com fotografia na internet

Se você quer ganhar dinheiro com fotografia, desenhar, é músico ou gosta de gravar vídeos, esse pode ser o seu negócio.

Pessoalmente eu nunca produzi nada para venda dessa forma, mas já comprei muito material para elaborar projetos para clientes, principalmente fotos, ilustrações e temas para sites em WordPress.

Existem vários sites especializados nisso como iStock, Shutterstock e Envato, para citar alguns.

As comissões na maioria desses sites são em dólar, sendo que o produtor fica com a maior parte do valor da venda.

Como começar a ganhar dinheiro com fotografia?

Primeiro é interessante você visitar esses sites e ver que tipo de material eles tem, e ver o que você pode produzir para eles.

Fotos, ilustrações e vídeos precisam ser em alta resolução, e temas para WordPress precisam atender uma série de pré-requisitos para serem aprovados para venda, então é bom estar atento a esses pontos.

O que produzir

Na parte de fotografia, que é mais fácil em relação as outras que citamos existe um mercado muito amplo.

Existe demanda para todos os tipos de fotos, como eu já disse em outro vídeo, eu já comprei fotos de tábua, de xícaras de chá, de paisagens, de pessoas, e ontem mesmo eu estava procurando uma foto de torneira para fazer um post para um cliente.

Hoje eu pago uma mensalidade para ter acesso ao banco de imagens, que para a maior parte do meu trabalho atende, ocasionalmente preciso comprar uma foto específica.

Tendo isso em mente, é importante pensar em como a sua foto pode ser usada, principalmente para composições, fotos de objetos com fundo neutro, ou totalmente branco tem a minha preferência, pois é mais fácil recortar e montar composições. Como essa imagem abaixo, por exemplo:

como ganhar dinheiro com fotografia

Para ganhar dinheiro com fotografia você vai precisar prestar atenção em alguns detalhes.

O enquadramento por exemplo, se vai tirar fotos de uma montanha por exemplo, você pode tirar várias fotos com enquadramentos diferentes, a esquerda, ao centro, a direita, mais acima, mais abaixo, isso dá opção para quem compra a foto de usar a que mais se adapta ao projeto que está fazendo.

Com relação a ilustrações, o ideal é que as mesmas seja vetoriais, para que possam ser usadas em qualquer resolução. Para quem não sabe, vetorial é como chamamos as imagens que podem ser aumentadas de tamanho indefinidamente sem perda de resolução. Normalmente feitas em Corel ou Ilustrator.

Sobre vídeos e músicas eu admito que comprei poucas vezes, sobre vídeos, sempre na maior resolução possível, com o maior FPS possível para que possa ser mais fácil para quem compra fazer edições, alterar velocidade, etc.

Sobre música eu não vou falar muito por falta de conhecimento mesmo, para mim que compro o importante é o tempo de duração, normalmente eu uso pequenos trechos de músicas para colocar em vídeos, então ter várias opções de tempo, como por exemplo, 5 segundos, 10 segundos, 20 segundos, podem ajudar a vender a sua composição.

 

Temas WordPress

Temas para sites são mais difíceis de produzir hoje em dia, pois as exigências das empresas de revenda aumentaram bastante. O que eu sempre levo em consideração na compra de um novo tema é:

Tema Responsivo: Se adapta para smartphones e tablets.

Foco do Tema: Existem temas que são multi propósito, ou seja, servem para vários tipos de site, por exemplo um mesmo tema pode servir para sites de negócios, arquitetura, portfólio de fotografia, entre outras coisas. E existem temas específicos para determinados ramos de atividades, como restaurantes, bandas, ongs, etc. De acordo com o site que estou desenvolvendo escolho o tema que mais se adapta.

Atualização: É bem comum que algumas empresas ou programadores param de produzir e atualizar os seus temas, por isso sempre dou preferência para temas que estejam atualizados e em constante manutenção. Evito comprar temas que já pararam de receber manutenção.

Plugins Adicionais: Vários temas tem plugins adicionais que ajudam muito a desenvolver páginas com vais facilidade, como o Visual Composer, por exemplo. Neste caso eu também dou preferência para temas que tenham algum plugin de construção de páginas.

Um site que eu recomendo para compra de temas para WordPress é: Envato

Espero ter trazido algumas informações novas sobre como ganhar dinheiro com fotografia, ilustrações e outros arquivos digitais. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que responderemos assim que possível. E sempre tenha em mente, qual é o seu negócio.

Veja também outro artigo que escrevemos sobre o assunto: 10 ideias de negócio para ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa

Sem avaliações ainda, seja o primeiro

Avalie nosso artigo

Comentários