Como ganhar dinheiro com Loja Virtual

Existe uma infinidade de lojas virtuais na internet. Mas o que separa um negócio de sucesso de outro que não rende nada para seu dono? Depois de fazer dezenas de lojas para os mais diversos segmentos eu posso apontar alguns fatores que influenciam diretamente o sucesso de uma loja virtual.

1º Produto

Lojas virtuais são para venda de produtos físicos. O conceito pode ser aplicado para produtos digitais ou serviços, mas normalmente nós não usamos os sistemas de loja virtual neste caso, preferindo landing pages otimizadas para conversão.

Tudo vai começar no seu produto, aquilo que você está vendendo para as pessoas. É importante que o seu produto tenha um diferencial, seja na exclusividade, fracionamento, personalização, preço, etc. Outra coisa é que seu produto precisa ter demanda no mercado. Grandes empresas como a Apple conseguem criar demanda para produtos que ainda não existem, mas a maioria das pessoas acaba tentando atender uma demanda que já existe.

Então revisando, seu produto tem um diferencial e existem pessoas que desejam o seu produto. Se você tem isso já avançou muito em direção ao sucesso de sua loja virtual.

2º Logística

Um fator que muitos ignoram é a logística. Seu produto pode ser entregue pelos correios com um frete competitivo? Qual o raio de alcance da sua loja? Vai focar em vender na sua cidade, estado ou no país todo? Vai usar transportadora?

Esses fatores são importantes, pois se o seu diferencial for preço, acaba ficando difícil vender para regiões onde o frete fica mais caro. Pois o frete mais o preço do seu produto pode deixar mais interessante para o cliente comprar em uma loja física ou em uma loja online com frete mais barato. Isso vai impactar diretamente na sua estratégia de divulgação, como veremos mais tarde.

3º Estoque

Como vai ser a sua estratégia de estoque? Você vai trabalhar com estoque próprio, estoque em trânsito, estoque no fornecedor? Isso é muito importante, pois estoque pode imobilizar uma parte significativa do seu capital. Quando trabalhamos com estoque próprio arriscamos ficar com alguns produtos encalhados que bloqueiam o nosso capital para comprar mais produtos de alto giro. Estoque em trânsito é quando você faz pedidos mais frequentes e conta com os produtos que estão no correio ou transportadora esperando para ser entregue para você, é arriscado, mas se bem feito pode otimizar o seu fluxo de caixa. E também tem o estoque no fornecedor, nesses casos você primeiro vende o produto e depois compra do seu fornecedor. É uma ótima estratégia quando você tem um sistema de entrega ágil e já acostumou o seu cliente ao tempo de entrega.

4º Divulgação

Já pensou em fazer uma grande loja, com uma decoração incrível, ótimo atendimento, produtos que todo mundo deseja, no fundo de uma caverna? Pois é, esse é outro fator vital para lojas online, a divulgação. Não é por que você está na internet e o Google indexou a sua loja pelo nome que você vai ter milhares de pessoas comprando na sua loja. É importante usar ao máximo as ferramentas de geração de tráfego para atrair clientes qualificados para a sua loja.

O foco é no qualificados, não te ajuda atrair milhares de pessoas para a sua loja se nenhuma delas compra. Aliás, isso é um problema, pois essas visitas tem custo para você, quando usar suas estratégias de divulgação é importante calcular o retorno sobre o investimento. Por exemplo, se cada visita na loja custa para você R$ 0,50, e você consegue fechar uma venda a cada 100 visitas, o custo de divulgação de cada venda é R$ 50,00. Se o seu lucro na venda for menor que isso você está tendo prejuízo. Na sua precificação é importante considerar os gastos com divulgação.

5º A loja virtual

Este é o último ponto que considero nesse artigo, pois não adianta ter a melhor loja do mundo sem considerar os fatores anteriores. Existem vários sistemas de loja no mercado, hoje eu trabalho exclusivamente com o Woocommerce, que é o sistema de loja online integrado ao WordPress. Uma das principais vantagens que eu considero nesse sistema é a sua integração com o blog. Poucas pessoas levam isso em consideração, mas uma das melhores maneiras de conseguir tráfego orgânico qualificado é com um blog. E nem todas os sistemas de loja virtual tem isso, vários se focam exclusivamente na estrutura de venda de produtos.

Outro ponto é a facilidade em encontrar temas prontos para a sua loja. Todos querem um layout bonito e otimizado, e o Woocommerce tem uma quantidade imensa de temas prontos, gratuitos e pagos que podem ser adaptados para qualquer projeto, então essa facilidade em conseguir um bom layout com baixo investimento também me fez optar por usar esse sistema.

Esses foram os 5 pontos que considero mais relevantes para ganhar dinheiro com loja virtual. Claro que em um negócio existem mais fatores, mas para mim esses são vitais.

Minha estratégia secreta para ganhar dinheiro com loja virtual

Pessoalmente, estudando por anos o marketing digital, eu desenvolvi uma estratégia que você pode aproveitar, se você está pensando em ganhar dinheiro com loja virtual. É antes de implantar a sua loja, trabalhar como afiliado neste segmento.

Por exemplo, digamos que você está pensando em fazer uma loja virtual para vender cosméticos exclusivos. É um mercado bastante competitivo, e isso deve animar você, se tem muita gente competindo é porque o negócio dá dinheiro para quem se profissionaliza.

Antes de você investir em uma loja virtual, comprar um estoque, embalagens, legalizar a empresa, você pode começar a atrair o seu público usando as redes sociais e um blog. Os custos são muito menores, e você pode monetizar tudo isso oferecendo produtos de outras empresas e ganhando comissão como afiliado, várias empresas oferecem isso. Assim você aprende na prática como divulgar os seus produtos para o seu público alvo, se torna uma autoridade no assunto, conquista os seus seguidores e quando tiver construído uma base mais segura, investe na sua loja própria, que já começa com um público fiel.

Você vai ter que aprender a divulgar a sua loja e os seus produtos, seja como afiliado, seja como dono de loja. Nesta estratégia você pode ser focar só neste ponto do negócio, deixando o restante para a empresa que lhe deu a afiliação. Com isso você economiza dinheiro para investir em divulgação e pode se concentrar em se especializar na promoção do seu produto.

Se você se interessou por trabalhar como afiliado, um curso que recomendo é o Fórmula de Negócio Online, nele você vai aprender do zero como começar a trabalhar como afiliado.

E também convido você a conhecer o meu site de afiliado no segmento de cosméticos da Aloha Oils. Se você também tem interesse em trabalhar como afiliado de cosméticos através da internet, pode fazer o seu cadastro Aloha Oils aqui.

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