Como ganhar dinheiro com mídias sociais

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com mídias sociais. Por ser uma tecnologia relativamente nova, e muitas pessoas ainda não saberem como usar, as mídias sociais ainda são pouco exploradas. Mas existem pessoas que conseguem obter ótimos resultados através das redes sociais.

Primeiro é preciso dizer que não existe uma única maneira de ganhar dinheiro com mídias sociais, você pode trabalhar como influenciador digital de algum segmento, pode promover produtos em páginas, grupos ou perfis próprios, pode trabalhar administrado páginas e perfis nas redes sociais, ou alavancar o próprio negócio com o poder das mídias sociais.

Vamos explorar algumas ideias?

Influenciador Digital

São pessoas que conquistaram autoridade sobre um determinado assunto e influência junto ao seu público, existem vários influenciadores digitais nas redes sociais, existe até um prêmio para isso, vou deixar o link dos vencedores.

Para se tornar um influenciador digital o principal é a produção de conteúdo sobre um determinado assunto. Você pode começar criando contas no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin e outras redes sociais para começar a alavancar a sua imagem. Em seguida é escolher o seu nicho de especialização, é fundamental você se identificar com o assunto.

Não importa muito se você é ou não uma autoridade, ou sabe tudo sobre o assunto, existem várias posturas que podem ser tomadas, uma delas é a do pesquisador ou aprendiz, que compartilha com o público as suas descobertas.

Outro fator importante é o que chamamos de transmídia, ou seja você leva seus seguidores de uma rede para outra, aumentando o seu alcance. Por exemplo, você cria uma página no Facebook, consegue atrair pessoas com o seu conteúdo. Você pode pedir para o seu público do Facebook seguir você no Twitter, publicando conteúdo exclusivo em cada rede, fazendo com que as pessoas tenham interesse em seguir você em todas elas.

Além disso a frequência é fundamental, produzir conteúdo com frequência e consistência faz com que as pessoas comecem a confiar em você. Existem centenas, talvez milhares de pessoas começando projetos todos os dias. E um número praticamente igual de pessoas desistindo e abandonando seus projetos. Se você também é fã de séries como eu vai entender, como você se sente quando uma série que você gosta acaba? Por melhor que seja o final sempre fica aquele gostinho de quero mais. Assim também é com o conteúdo produzido pelos influenciadores, interromper ou parar vai provocar uma reação negativa nos seus seguidores.

Perfil Comercial

Se você já tem um negócio deve saber do poder dos relacionamentos. Conquistar novos clientes é importante para o crescimento do negócio, mas é mantendo clientes que a sua empresa vai ter um crescimento sólido. E isso se consegue com relacionamento.

A profissão de vendedor talvez esteja entre as mais antigas do mundo, e não é a toa. O vendedor é a parte humana que liga a empresa ao consumidor. Hoje nós até podemos comprar produtos pela internet sem contato com pessoas, mas como webdesigner posso te falar um segredo, isso é um engano.

A loja online pode não ser uma pessoa, mas foi feita por pessoas para pessoas. Quando fazemos uma loja temos de pensar coisas do tipo:

  • Como apresentar a empresa para o cliente
  • Como criar uma experiência de compra fácil e segura
  • Como apresentar os produtos da melhor maneira para o público alvo
  • Como gerar interesse do usuário pelos nossos produtos e serviços

E mais uma série de coisas que sempre foram tarefa dos vendedores, a automação existe, mas para automatizar é preciso ter um vendedor por trás da máquina transmitindo tudo isso.

Sabe aquele vendedor que visita as empresas, conversa, toma um café e oferece seus produtos? Se você quer ganhar dinheiro com mídias sociais, o seu perfil comercial nas redes sociais pode ser esse vendedor. Trazer conteúdo interessante para as pessoas, responder comentários, tirar dúvidas nos chats, e tudo isso sem as as barreiras físicas e geográficas.

O foco do seu perfil deve ser o relacionamento, estimular o diálogo e manter as pessoas interessadas em você. Esse é o perfil comercial que traz resultados e transforma pessoas que nunca ouviram falar de você em fãs e divulgadores dos seus produtos e serviços. É assim que você pode ganhar dinheiro com mídias sociais com um perfil comercial.

Anúncios

Talvez uma das coisas mais simples e mais poderosas das redes sociais é a possibilidade de fazer anúncios para o seu público. Muitas pessoas pensam que anunciar para todo mundo dá o melhor resultado, mas isso é também um engano, pois precisamos considerar o retorno sobre o investimento.

Por exemplo, se você vende roupas femininas, e como ação de marketing decide que vai distribuir panfletos em um cruzamento. Além do custo de impressão dos panfletos existe a distribuição. E essa distribuição normalmente vai seguir apenas um critério, a pessoa que parar no cruzamento e aceitar o seu panfleto vai receber o material.

Mas essa pessoa é seu público? Entregar seu panfleto de moda feminina para um homem solteiro e sem filhos que está atrasado para o trabalho vai gerar resultados?

Agora nas redes sociais, você pode por exemplo fazer uma campanha de moda feminina para roupas de trabalho, por exemplo. Você pode segmentar o seu público para apenas as pessoas na sua cidade, no seu bairro, ou em um raio de 2 quilômetros recebam o seu anúncio. Pode ainda refinar, mostrando apenas mulheres entre 25 e 45 anos com interesse em moda para executivas recebam o seu anúncio.

Quais as chances de conseguir atrair a atenção anunciando nas redes sociais comparado com o bom e velho panfleto? Bem maior com certeza.

Para ganhar dinheiro com mídias sociais anunciando, o principal é ter em mente o seu público ideal, o que chamamos de persona, ou avatar. Esse deve ser o modelo a ser seguido.

Continuando nosso exemplo, a cliente ideal da nossa loja de roupas femininas pode se chamar Ana, ter 26 anos e trabalhar na parte administrativa de um banco, ela se interessa em se manter saudável, faz academia e já terminou a faculdade, solteira e sem filhos e está focada no crescimento da sua carreira. Ela quer roupas que a façam parecer mais séria e competente, sem perder a feminilidade e a beleza.

Esta pode ser a nossa persona, o segundo passo é fazer um anúncio que se comunique com ela, tanto na imagem quanto na escrita, e na sequência fazer uma boa segmentação para esse anúncio nas redes sociais.

Quando você consegue fazer o anúncio certo, para o público certo o seu custo por exibição, ou por clique, diminui significativamente, ou seja, quando melhor for o seu anúncio, mais barato ele é, isso não é ótimo?

Como ganhar dinheiro com mídias sociais

Ganhar dinheiro com mídias sociais

As mídias sociais são ferramentas muito poderosas para se comunicar com um grupo específico de pessoas, independente da maneira que você escolha para ganhar dinheiro com elas. Mas sempre tenha em mente que você vai se relacionar com pessoas, é muito fácil perder a noção disso, uma vez que passamos muito tempo no computador para fazer esse trabalho.

Nós podemos até ter automatizado a compra e venda de produtos, mas o dinheiro ainda está na mão das pessoas, são as pessoas que compram, e também são as pessoas que vendem com sucesso.

Redes sociais devem servir para unir pessoas, rompendo as barreiras físicas, geográficas e temporais. Quando se banaliza a parte humana o que sobra dificilmente gera qualquer resultado, afinal podemos até nos preocupar com a indexação dos robôs do Google, mas escrevemos para pessoas lerem. Tiramos fotos e gravamos vídeos para pessoas, e não para máquinas.

E se você quer ganhar dinheiro com mídias sociais sempre lembre que pessoas gastam dinheiro, máquinas não.

 

Veja também nosso outro artigo: 10 ideias de negócio para ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa

Sem avaliações ainda, seja o primeiro

Avalie nosso artigo

Comentários