8 tipos de site para você impulsionar o seu negócio

Sites são uma expressão do seu dono, antes de mais nada recomendo que você saiba que existe vários tipos de site. Por mais que você contrate um designer para fazer um layout bonito e moderno, a maneira como o site fica no final é definida por você, ou pelo menos aprovada por você. Sendo assim o site mostra para o mundo como você vê o seu próprio negócio.

Muitas empresas fazem um site simplesmente porque todo mundo tem um site hoje em dia. O que alguns esquecem é que o trabalho não para por aí, muitas pessoas ainda carregam conceitos e ideias que já não se aplicam, e replicam isso em seus negócios sem perceber que ficaram ultrapassados.

Não existe certo ou errado, o que existe é qual é o resultado que você quer atingir com o seu site. Vamos agora ver alguns tipos de sites e que resultados podemos esperar deles:

Site tipo panfleto (Informações de contato)

Esses sites são como o nome diz, basicamente um panfleto online, nele consta o nome da empresa, informações de contato e alguma descrição dos produtos e serviços que a empresa oferece. Seu objetivo é apenas que a empresa seja encontrada nos buscadores pelo seu nome. Seu posicionamento nos buscadores costuma ser bastante limitado.

Mas para quem está começando um negócio e tem pouco ou nenhum dinheiro para investir é uma boa opção. Você pode fazer o site e adquirir um domínio próprio, colocar o endereço do site em seu cartão de visitas e começar a divulgar seu trabalho pessoalmente, isso ajuda bastante a melhorar a credibilidade do seu negócio. Claro que essa dica vale para todos os negócios.

Site de Página Única (Informações de contato, detalhamento de produtos e serviços)

Uma evolução do site anterior, tem mais informações, também costuma ter algumas fotos e formulários de contato. É uma boa opção para quem está começando e seu principal negócio é algo físico e local, por exemplo para um pequeno restaurante, um prestador de serviços como pedreiro, eletricista, etc.

Esses sites normalmente já contam com formulários de contato para orçamento, isso ajuda muito a empresa, pois força o cliente a passar informações importantes para o relacionamento já no primeiro contato.

Considere por exemplo um cabeleireiro, ele pode usar esse formulário para agendar os serviços, já adiantando se o cliente quer um corte masculino, feminino, fazer as unhas, etc.

Este é só um exemplo, o objetivo é filtrar o cliente neste formulário.

Site Institucional (Apresentar a empresa)

Eles costumam ter algumas páginas, a página inicial, outra com uma breve descrição de produtos e serviços, uma página contando a história da empresa e outra página de contato. São normalmente recomendados para escritórios de advocacia, consultórios médicos, etc. Seu objetivo é ter uma presença na internet e ser uma fonte de informações sobre a empresa ou o profissional.

Aqui o objetivo é gerar credibilidade, muitos sites institucionais não colocam as certificações da empresa ou do profissional, trabalhos realizados, feiras ou congressos que participou. Coloque tudo que tiver nessa parte, mas não faça um longo texto corrido, tente alterar textos com imagens, faça uso de listas, tente criar um conteúdo mais diversificado. Assim é mais provável que a pessoa que está lendo o faça até o final e reconheça todas as suas qualidades.

Site Catálogo (Vender produtos para empresas)

Ele é como aquelas revistinhas de venda direta que algumas empresas de cosmético usam. Você pode ver todos os produtos da empresa, tem informações técnicas, fotos e uma forma de pedir um orçamento para a empresa. É comum para empresas de vendas de produtos para atacado, como parafusos, peças para manutenção, brindes personalizados, etc.

Neste site a estrela é o produto, tire boas fotos, de preferência mais de uma, tenha um texto resumido do produto e outro detalhado. Isso é importante, o texto resumido atrai o primeiro interesse do cliente, mas muitos sites não colocam o texto detalhado, com especificações técnicas, etc.

O resultado é que o cliente até se interessa pelo produto, mas as vezes fica com dúvidas e tem que entrar em contato com a empresa para conversar, quando o mesmo já poderia ter comprado o item que você está vendendo.

Site E-commerce (Vender produtos para consumidor final)

Mesma ideia do site catálogo, mas o foco aqui é o consumidor final, vendas a varejo com fechamento do pedido dentro do próprio site com sistemas de pagamento. Existem vários sites assim na internet, o seu foco é a venda de produtos em nível nacional ou internacional, com entrega através de transportadoras ou correios.

Site Portfolio (Vender serviços, demonstrar a capacidade do fornecedor)

Dos tipos de site este é o mais indicado para prestadores de serviço, como fotógrafos, arquitetos, designers, etc. O foco aqui é demonstrar a capacidade do profissional através de exemplos de trabalhos já feitos por ele para demonstrar o serviço.

Se você não tem o que colocar no portfolio, faça projetos conceituais, além de servirem para você estudar, eles demonstram o máximo da sua capacidade, sem a interferência de terceiros, um arquiteto por exemplo que quer se focar em projetos de cozinha. Em um projeto conceitual ele pode fazer a cozinha dos sonhos, sem se limitar por espaço ou orçamento.

Blog (Comunicação e Relacionamento)

Blogs são uma categoria a parte, pois podem ter tanto finalidade comercial quanto pessoal. Para empresas serve como uma forma de manter contato e se comunicar com os clientes e seu nicho de mercado em potencial. Criando um relacionamento de longo prazo e mantendo sua marca, seus produtos ou serviços, na mente do público.

São também uma ótima ferramenta para uso pessoal, você pode utilizar o mesmo para falar sobre os assuntos do seu interesse, criar relacionamentos com pessoas diferentes e talvez até transformar isso em profissão, através das técnicas de monetização de sites.

Negócio Online (O site é o próprio produto)

Esses sites são o próprio negócio. São negócios onde o site é o produto final da empresa. O Google por exemplo, é basicamente um site com um sistema de buscas. Sites assim normalmente são desenvolvidos por empresas de tecnologia que desejam prestar algum serviço online.

Estes são alguns tipos de site que podemos listar com base em seu objetivo. O site deve construído para a finalidade almejada. Sendo assim, se você tem um site, dê uma olhada nele e pergunte a si mesmo se este site está de acordo com o objetivo que pretende alcançar. Não estamos falando nesse momento de layout, e sim da maneira como o conteúdo está estruturado dentro do site e de como o site interage com o visitante.

Além disso, um site pode estar em mais de uma categoria ao mesmo tempo, você pode ter uma loja online e junto com ela um blog e uma página institucional.

Se você ainda não tem um site para chamar de seu, comece a pensar nos seus objetivos, e em como um site pode lhe ajudar a alcançar os mesmos, e escolha um dos tipos mencionados.

Se você consegue se ver trabalhando em casa recomendo que comece com um blog, aqui temos várias ideias para renda extra que você pode aproveitar.

Escreva aí nos comentários qual é o seu tipo de site, ou qual site quer ter. Se ainda estiver em dúvida, nos escreva seus objetivos que vamos lhe ajudar a escolher uma estrutura de site.

Sem avaliações ainda, seja o primeiro

Avalie nosso artigo

Comentários