Como ganhar dinheiro na internet com programas de afiliados

Os programas de afiliados são um serviço de publicidade, onde alguém aluga ou vende espaço publicitário, em troca ganha remuneração proporcional ao resultado da campanha. Existem diversos tipos de programas de afiliados, principalmente na internet, voltados para produtos digitais.

Os programas de afiliados não são novidade, começaram com o conceito de “revenue sharing”, que nada mais é do que a distribuição de lucros ou perdas entre as partes comerciais. Com a internet essa prática ganhou um novo impulso, pois com ela é possível rastrear as vendas feitas em um site até o site que indicou aquele produto ou serviço.

Quando descobri os programas de afiliados fiquei realmente impressionado com a simplicidade do sistema e as possibilidades de ganho, todos eles funcionam mais ou menos da mesma maneira, o site que faz a intermediação gera uma url personalizada, que contém o código do afiliado.

O afiliado por sua vez divulga aquela url, que pode ser de um produto, por exemplo, e quando a venda acontece ele ganha uma comissão pré estabelecida. É o bom e velho trabalho de vendedor, porém com a possibilidade de ganho de escala que a internet promove.

Como comecei

Para explicar melhor vou citar o meu caso, quando minha esposa descobriu que estava grávida, começamos e pesquisar roupas e coisas para bebê. Eu já havia conversado sobre marketing de afiliados com ela, mas não havíamos feito nada ainda.

Um dia ela estava no Facebook e pediu para eu ver um post que enviaram para ela, era uma lista com preços de fraldas e alguns links. O que chamou a atenção era que os links eram de afiliados.

Como sempre estávamos pesquisando fraldas, resolvi criar uma página no Facebook sobre preços de fraldas, e divulgar links de afiliados para produtos dessa linha. Os resultados foram ótimos, em pouco mais de 6 meses conseguimos 30 mil inscritos e sempre que postamos alguma promoção com bons preços fazemos vendas.

O grande ponto do marketing de afiliados é que você precisa escolher um nicho de mercado bem específico, assim você aumenta a sua capacidade de conversão. No meu caso eram mulheres com bebês que fazem compras pela internet no Brasil. Mais tarde vi que o frete para alguns estados do nordeste eram muito altos, então retirei os estados onde os fretes inviabilizavam a compra pela internet, para realmente focar em quem tem vantagem em comprar.

Dessa forma consigo mostrar produtos bons para pessoas que realmente tem interesse nesse produto. Assim aumentamos as nossas chances de venda e consequentemente de lucro.

Existe uma quantidade de opções para quem quer trabalhar com programas de afiliados, produtos, serviços, e-books, cursos online, praticamente qualquer coisa que possa ser comprada ou vendida pela internet tem alguma forma de afiliação.

Vamos colocar os links de algumas aqui:

Programas de Afiliados

Hotmart – Focado principalmente em cursos online e produtos digitais, é um plataforma moderna e bem acessível para quem quer começar a trabalhar como afiliado. Nela é necessário pedir afiliação para cada produto que deseja vender, quem libera a afiliação é o produtor. As comissões costumam ser bastante rentáveis, com alguns produtos dando até 50% de comissão na venda.

Lomadee – Voltado para grandes lojas online, como Casas Bahia, Ponto Frio, Walmart, Polishop, Centauro, Netshoes, Ricardo Electro, Havan, e mais uma série de lojas online, o foco nesta plataforma são os produtos, tem um dos sistemas mais fáceis de gerar links, as comissões aqui variam de 2% a 10%, depende muito do produto e da loja. Nele, depois que você passa pelo processo de afiliação, pode divulgar links de qualquer uma das lojas, sem precisar pedir autorização uma a uma.

Awin – Também voltado para grandes lojas online, mas com um alcance internacional, a Awin tem centenas de lojas afiliadas, muito parecida com a Lomadee, tem um sistema um pouco mais burocrático para aprovação, e a afiliação é feita loja por loja. Porém eles costumam gerar muitos cupons de desconto, o que para produtos é um grande chamariz para vendas.

Eduzz – Trabalham principalmente com cursos online, sistema de afiliação também é produto a produto, plataforma é moderna e acessível também.

Udemy – Outra plataforma de cursos online, o principal diferencial dela é o valor dos cursos, que costuma ser baixos, e a facilidade de afiliação, as comissões vão até 40%.

Amazon – Talvez a maior loja online de livros do mundo, tem um acervo enorme, e você ganha comissões tanto nos livros digitais quanto nos livros físicos, sistema de criação de links bem prático também.

Monetizze – Também focado em cursos e produtos digitais, plataforma concorrente da Hotmart e Eduzz, tem um dos processos mais fáceis de afiliação.

Como escolher

Essas são algumas das plataformas que oferecem sistema de afiliação, existem outras ainda. Para mim os principais pontos na hora de escolher uma plataforma é:

  • Qualidade do produto
  • Percentual da Comissão
  • Facilidade de criação de links de afiliação

Penso que esses três pontos falam por si mesmos, sem necessitar mais explicações. Para escolher um produto eu sugiro que comece com aquilo que você gosta e compra, é muito difícil fazer divulgação de algo que você não tem conhecimento, e mais difícil ainda fechar vendas. Já que neste negócio você pode escolher, escolha aquilo que você se identifica.

Eu comecei com fraldas, pois era algo que já estava no meu dia a dia. Depois parti para os cursos online, uma vez que eu mesmo já fiz vários cursos que me ajudaram a ter mais lucros, seja como afiliado, seja como freelancer, que é o tema do nosso próximo texto.

Leia também nosso artigo 10 ideias de negócio para ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa

 

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

Sem avaliações ainda, seja o primeiro

Avalie nosso artigo

Comentários