Link Building – Aprenda como melhorar seu SEO

Link Building é uma técnica usada para melhora a autoridade da sua página e com isso subir no ranking dos buscadores.

Uma das maiores preocupações de quem faz um site é aparecer nos buscadores, as antes de mais nada é importante sabe como funciona a busca do Google. Leia esse artigo para saber mais.

SEO é o conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site nos buscadores, podemos dividir o SEO em duas partes, uma interna, que são as medidas que tomamos para que nosso site otimizado, produzindo conteúdo relevante para a palavra chave que queremos, usando tags apropriadas em imagens e na meta descrição da página.

Mas isso não é tudo, existe ainda as ações off site, são os links externos que apontam para o seu site, estas ações são conhecidas como link building.

Para definir a posição da página no buscador, o Google usa mais de 200 critérios, um deles é a quantidade de links externos para aquela determinada página, e a qualidades desses links.

Existem várias maneiras de conseguir links, a mais comum é produzir textos com conteúdo relevante, e ser citado por outros sites ou blogs. Seja de maneira orgânica, que é quando o dono do blog faz um link para uma página sua por livre e espontânea vontade. Ou por acordos, do tipo faz um link para mim que eu faço um para você, ou ainda, existem os posts pagos.

Post pago é um tipo de artigo que como o nome sugere, foi pago para ser produzido, normalmente ele tem 2 ou mais links para a página do contratante. Também é comum ver esses posts em blogs maiores, com um número de visitações maior.

Black Hat

Existem técnicas de SEO proibidas usadas por hackers chamados black hat’s, elas são proibidas por uma razão simples, normalmente burlam os sistemas de classificação do Google para aparecer em uma posição melhor. O problema com essas técnicas é que, quando o Google encontra um site que utiliza essas técnicas ele pode simplesmente banir o site do seu índice. Ou seja o site vai sair completamente do sistema de busca do Google.

Uma técnica comum é a compra de links em massa, existem sites especializados nisso, onde você pode comprar 100, 500, 1000 links apontando para o seu site, normalmente não é barato, não existem garantias e além disso, é importante lembrar que o Google não vê apenas quantidade, e sim a qualidade dos links.

Por exemplo, se o link para o seu site está em uma página com mais 250 links para outras páginas, a sua pontuação vai ser bem baixa. Outras coisas que são avaliadas são o texto âncora.

Texto Âncora

É o texto que contém o link, vou dar um exemplo:

Exemplo

No exemplo acima a palavra “Exemplo” é o texto âncora, e o link é “https://qualeoseunegocio.com.br/”. O texto âncora serve para o software do Google saber a que se refere o link para o qual você está direcionando o usuário, digamos que você quer melhorar a sua posição nos buscadores para a palavra chave “advogado em Curitiba”, o ideal é conseguir links para o seu site com esse texto âncora, pois isso vai melhorar o seu posicionamento para essa palavra chave específica.

O que nos leva a outra questão importante, palavras chave.

Palavras Chave

Por melhor que seja o seu site, ele vai estar bem posicionado para palavras chave específicas, e não para qualquer coisas que o usuário digitar, o que realmente faz sentido. Veja, digamos que estamos procurando por tênis de corrida, você gostaria que o primeiro resultado da busca fosse o site de uma empresa de encanamentos? Com certeza não, pois não tem relação com a sua busca.

Já tive muitos clientes que demoraram a compreender esse fator. Você melhora o seu site, o seu SEO, para palavras chave específicas, o que significa que você precisa escolher bem essas palavras, pois de nada adianta ser o primeiro lugar em uma palavra que ninguém busca. Por isso, quando for trabalhar o seu SEO e o seu link building, leve sempre em consideração se a palavra para a qual quer melhorar tem tráfego de buscas, uma ótima ferramenta para isso é o Google Trends.

Esta ferramenta nos dá estimativas de tráfego de pesquisa por região e palavra chave ao longo do tempo, além de nos dar sugestões de pesquisas relacionadas.

Exercício Prático de Link Building

Esses conceitos podem ser difíceis de compreender no primeiro momento, então vamos fazer um exercício prático.

Logado em sua conta do Google acesso o Google Trends.

Pode começar digitando uma palavra na busca, emagrecimento por exemplo.

Em seguida trocamos o filtro da pesquisa de “Todo Mundo” para “Brasil”, agora a sua tela deve estar assim:

Link building SEO

Depois na opção compara digitamos outro termo relacionado, alimentação saudável por exemplo.

Link building SEO

Este gráfico nos mostra que existe muito mais procura para o termo emagrecimento do que para alimentação saudável.

Talvez você imagine que o melhor é se focar na palavra emagrecimento, já que tem mais buscas, e isso é correto, o problema disso é que a competição também é muito maior nessa área, isso quer dizer que é mais difícil subir para as primeiras posições.

Existem outros critérios a serem considerados além do volume de buscas, mas isso com certeza é um fator importante na hora de produzir o seu conteúdo e estabelecer a sua estratégia de link building.

Como fazer Link Building

Agora que você já escolhei a sua palavra chave, já otimizou o conteúdo do seu site para SEO está na hora de conseguir alguns links, existem várias formas de se fazer isso, mas a mais simples e direta é pedindo.

Existem vários sites que aceitam conteúdo de terceiros, principalmente blogs. Você pode fazer um conteúdo dentro da sua área de atuação, que também seja uma contribuição para o blog onde você quer ser citado, e mostrar o seu conteúdo e pedir para que o seu artigo seja citado com o texto âncora que precisa.

É claro que no começo pode parecer difícil, principalmente quando ainda não se é conhecido, mas com o tempo você pode fazer parcerias, publicar textos que complementem o seu conteúdo e com isso ir conquistando os seus links.

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