Mercado Digital

Desenvolvo sites a mais de 10 anos, nesse tempo trabalhei com mais de 400 projetos, sempre focado no desenvolvimento do site do cliente. Construímos sites institucionais, blogs, páginas governamentais, lojas virtuais, enfim, praticamente tudo no que se refere a sites nós já fizemos.

Mas uma coisa parecia faltar nos últimos tempos, com o avanço das redes sociais e as constantes alterações nos rankings dos buscadores ter um site bem feito já não é mais suficiente para se destacar no mercado, seja ele qual for.

Hoje existe uma mudança profunda na maneira como as empresas se relacionam com os clientes, não é mais uma coisa unilateral, a empresa apresenta se o cliente quiser ele compra e pronto. Claro que essa situação ainda existe, mas as empresas que fazem isso competem basicamente por preço, para conseguir se diferenciar da concorrência sacrificam seu lucro.

O problema dessa estratégia é que qualquer um pode baixar maios os preços, vendendo até a baixo dos custos, como já vi acontecer, aí fica vivo quem tem mais dinheiro para gastar. Mas essa com certeza não é uma prática saudável e lucrativa a longo prazo.

Os clientes de hoje querem um relacionamento, querem ser ouvidos e querem respostas, querem ser abordados com criatividade, querem soluções otimizadas. Um simples post nas redes sociais pode levantar ou quebrar uma empresa, gerando prejuízos de milhões de dólares ou lucros igualmente expressivos.

Para uma empresa se posicionar hoje na internet ela precisa trabalhar em várias frentes, precisa sim de um bom site, bem posicionado nos buscadores, com conteúdo relevante e de qualidade. E também precisa estar nas redes sociais, criando relacionamentos com as pessoas, escutando os seus problemas e opiniões e dando respostas e essas questões.

As empresas hoje precisam aproveitar o momento, as notícias, tanto do seu país quanto do mundo, comentando e as vezes até brincando com essas situações, ela cria vínculos, gera repercussão e seu nome aparece no mercado acima dos outros.

Por isso decidi procurar uma atualização no Programa de Nanodegree de Marketing Digital da Udacity, eles ofereceram um curso de nivelamento nas várias redes sociais, bem como na integração do Google nessas funções, e ainda incluindo a parte de email marketing.

Para mim pareceu um bom começo para nivelar o conhecimento que eu já tinha sobre o assunto com as atualizações e as outras redes que eu não estava habituado a utilizar.

Sem avaliações ainda, seja o primeiro

Avalie nosso artigo

Comentários